Informação sobre a edição do curso

Inscrever nesta edição Todas as edições Pedir contacto
  • Duração25.0 horas
  • Início10/03/2025
  • Fim31/03/2025
  • Local de FormaçãoOnline - Teams

    - MS Teams
  • Área de Formação

    Formação de Educadores de Infância

  • Observações

    Valores

    Aquisição de 1 plano CERTIFICA*:                         a partir de 571,20€ (consultar mais info)

     

    Pagamento por Tranferência Bancária

    Para o IBAN:
    PT 50 0018 0003 26382176020 24
    F3M Information Systems, S.A.

    Enviar o comprovativo de pagamento para gestaoformacao@f3m.pt

     

    Nota

    • O método de pagamento "Débito em Plano de Assistência F3M" não está disponível para este curso.
    • Limitado a um mínimo de 10 participantes e a um máximo de 20.
    • Desistências devem ser comunicadas com 5 dias de antecedência.       
    • O valor da inscrição inclui material de apoio e certificado.
    • A participação neste curso, confere créditos para as educadoras


    Para participar neste curso, é obrigatório que tenha um equipamento com câmera e microfone.

     

    * O plano CERTIFICA, dá acesso a todas as formações F3M , durante 12 meses, sem qualquer custo adicional.

     

    ** Oferta de um vale de 500€ por instituição, para aquisição da aplicação eSocial Infância ou formação certificada. Vale de utilização única.

  • Datas de Realização

    Dias 10, 12, 14, 17, 19, 21, 24, 26, 28 e 31 de março de 2025 - Online 
    Das 14h00m às 16h30 - Total 25 horas

  • Destinatários

    Equipas de profissionais de creche.

  • Objetivo Geral

    • Desenvolvimento cerebral nos primeiros anos de vida
    • Plasticidade cerebral
    • Influência da qualidade dos ambientes e das interações
    • Conceitos de sensibilidade e responsividade
    • Regulação emocional dos adultos e das crianças
    • O adulto como base segura e porto seguro para as crianças
    • Efeitos positivos da sensibilidade do adulto no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças
    • A centralidade da sensibilidade do adulto na fase de transição da família para a creche
    • O brincar como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.
    • O papel do adulto na facilitação da exploração e do brincar.
    • Envolvimento e participação das famílias na creche
    • Background e necessidades das famílias
    • Práticas pedagógicas facilitadoras do envolvimento da família

  • Conteúdos Programáticos

    Desenvolvimento normativo dos 0 aos 3 anos
    • Substrato neurobiológico do desenvolvimento e o papel da qualidade das experiências
    • Principais domínios e marcos desenvolvimentais e de que forma este conhecimento pode informar tomadas 2 de decisão a nível pedagógico

    Fatores de risco e proteção e sinais de alerta
    • Influência de fatores genéticos e contextuais no desenvolvimento saudável e na qualidade das relações
    • Sinais de alerta no desenvolvimento e procedimentos de referenciação e articulação com os vários serviços da comunidade, reforçando fatores de proteção

    Práticas baseadas na relação
    • Práticas baseadas na relação como base para o enriquecimento das oportunidades de aprendizagem, em todas as dimensões do seu trabalho com crianças, famílias e comunidade
    • A importância das rotinas de transição e de cuidados e dos diferentes momentos do dia-a-dia da creche, como oportunidades de interação ricas, estimulantes e promotoras do desenvolvimento.

    Práticas centradas na família
    • Envolvimento e participação das famílias de forma regular no dia-a-dia da creche na promoção do desenvolvimento da criança

    Bem-estar dos profissionais
    • Promoção de ambientes de trabalho saudáveis e a importância do suporte social no local de trabalho
    • Estratégias de gestão do stress e de promoção de saúde mental junto dos profissionais

    Responsividade cultural
    • Fatores culturais e linguísticos com efeitos relevantes ao nível do desenvolvimento das crianças e do funcionamento das famílias.
    • Estratégias e práticas culturalmente responsivas que facilitem a inclusão plena de todas as crianças

    Avaliação, observação e acompanhamento
    • Finalidades dos processos de avaliação, observação e acompanhamento das crianças em creche
    • Abordagens e instrumentos que permitem documentar as aquisições desenvolvimentais e promover o desenvolvimento integral de cada criança

  • Formador(es)

    • ANA RAQUEL MORAIS CORVAL


    • André Filipe da Costa Peixoto


    • Gabriela Filipa Fonseca Pinto


    • Vanessa Moutinho


Inscrever nesta edição Todas as edições Pedir contacto