Desenvolvimento normativo dos 0 aos 3 anos
• Substrato neurobiológico do desenvolvimento e o papel da qualidade das experiências
• Principais domínios e marcos desenvolvimentais e de que forma este conhecimento pode informar tomadas 2 de decisão a nível pedagógico
Fatores de risco e proteção e sinais de alerta
• Influência de fatores genéticos e contextuais no desenvolvimento saudável e na qualidade das relações
• Sinais de alerta no desenvolvimento e procedimentos de referenciação e articulação com os vários serviços da comunidade, reforçando fatores de proteção
Práticas baseadas na relação
• Práticas baseadas na relação como base para o enriquecimento das oportunidades de aprendizagem, em todas as dimensões do seu trabalho com crianças, famílias e comunidade
• A importância das rotinas de transição e de cuidados e dos diferentes momentos do dia-a-dia da creche, como oportunidades de interação ricas, estimulantes e promotoras do desenvolvimento.
Práticas centradas na família
• Envolvimento e participação das famílias de forma regular no dia-a-dia da creche na promoção do desenvolvimento da criança
Bem-estar dos profissionais
• Promoção de ambientes de trabalho saudáveis e a importância do suporte social no local de trabalho
• Estratégias de gestão do stress e de promoção de saúde mental junto dos profissionais
Responsividade cultural
• Fatores culturais e linguísticos com efeitos relevantes ao nível do desenvolvimento das crianças e do funcionamento das famílias.
• Estratégias e práticas culturalmente responsivas que facilitem a inclusão plena de todas as crianças
Avaliação, observação e acompanhamento
• Finalidades dos processos de avaliação, observação e acompanhamento das crianças em creche
• Abordagens e instrumentos que permitem documentar as aquisições desenvolvimentais e promover o desenvolvimento integral de cada criança