Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
30
SET

2025
Informação sobre a edição do curso Curso para Educadores de Infância | Práticas de Elevada Qualidade em Creche | Turma 3
Duração
25 horas
Início
30/09/2025
Fim
30/10/2025
Local de Formação
Online - MS Teams

-
Observações

Condições para inscrição:

Valor*:                         a partir de 595,20€ (consultar mais info)

Valor avulso:               850,00€

 

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação revela para a progressão em carreira de Professores do Grupo 100.

 

Pagamento por Tranferência Bancária

Para o IBAN:
PT 50 0018 0003 26382176020 24
F3M Information Systems, S.A.

Enviar o comprovativo de pagamento para gestaoformacao@f3m.pt

 

Nota

  • O método de pagamento "Débito em Plano de Assistência F3M" não está disponível para este curso.
  • Limitado a um mínimo de 10 participantes e a um máximo de 20.
  • Desistências devem ser comunicadas com 5 dias de antecedência.       
  • O valor da inscrição inclui material de apoio e certificado.


Para participar neste curso, é obrigatório que tenha um equipamento com câmara e microfone.

* O plano CERTIFICA dá acesso a todas as formações promovidas diretamente pela F3M , durante 12 meses, sem qualquer custo adicional.

** Oferta de um vale de 500€ por instituição, para aquisição da aplicação eSocial Infância ou formação à medida. Vale de utilização única.

Datas de Realização

Dias 30 de setembro, 2, 7, 9, 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de outubro de 2025 - Online 
Das 14h00m às 16h30 - Total 25 horas
Local: Plataforma de Formação

Destinatário

Educadores de Infância

Auxiliares de Ação Educativa

Objetivos

• Desenvolvimento cerebral nos primeiros anos de vida
• Plasticidade cerebral
• Influência da qualidade dos ambientes e das interações
• Conceitos de sensibilidade e responsividade
• Regulação emocional dos adultos e das crianças
• O adulto como base segura e porto seguro para as crianças
• Efeitos positivos da sensibilidade do adulto no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças
• A centralidade da sensibilidade do adulto na fase de transição da família para a creche
• O brincar como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.
• O papel do adulto na facilitação da exploração e do brincar.
• Envolvimento e participação das famílias na creche
• Background e necessidades das famílias
• Práticas pedagógicas facilitadoras do envolvimento da família

Conteúdos Programáticos

  • Desenvolvimento cerebral nos primeiros anos de vida
  • Plasticidade cerebral
  • Influência da qualidade dos ambientes e das interações
  • Domínios e marcos de desenvolvimento dos 0 aos 3 anos
  • O papel do adulto na promoção do desenvolvimento e estimulação de competências
  • Fatores de risco e proteção no desenvolvimento da criança
  • Múltiplas influências no desenvolvimento da criança
  • Sinais de alerta no desenvolvimento infantil dos 0 aos 3 anos
  • Processos de referenciação e encaminhamento
  • Práticas pedagógicas promotoras de inclusão
  • Conceitos de sensibilidade e responsividade
  • Regulação emocional dos adultos e das crianças
  • O adulto como base segura e porto seguro para as crianças
  • Efeitos positivos da sensibilidade do adulto no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças
  • A centralidade da sensibilidade do adulto na fase de transição da família para a creche
  • Qualidade das práticas nos momentos de cuidadosO conceito de Educuidar e finalidades educativas dos momentos de cuidado
  • O impacto da interação sensível e responsiva nas rotinas em creche
  • Rotinas e cuidados como momentos de envolvimento, segurança, estimulação e oportunidade de aprendizagem
  • O brincar como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças
  • O papel do adulto na facilitação da exploração e do brincar
  • Envolvimento e participação das famílias na creche
  • Background e necessidades das famílias
  • Práticas pedagógicas facilitadoras do envolvimento da família
  • Promoção de ambientes de trabalho saudáveis
  • Suporte social e profissional
  • Gestão do stress e promoção de saúde mental
  • Populações migrantes
  • Diversidade cultural e linguística
  • Influências culturais no desenvolvimento da criança
  • Práticas pedagógicas cultural e linguisticamente sensíveis
  • Processos, abordagens e instrumentos de suporte à avaliação, observação e acompanhamento das crianças, dos processos e dos contextos de aprendizagem
  • Avaliação autêntica
  • Recolha de dados com base em múltiplos contextos, diferentes informadores e incluindo diferentes domínios
  • Identificação atempada de sinais de alerta no desenvolvimento

Formador(es)

Ana Raquel Morais Corval

André Filipe da Costa Peixoto

Gabriela Filipa Fonseca Pinto

Vanessa Moutinho