Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
3
NOV

2025
Informação sobre a edição do curso Curso de Coordenação Pedagógica em Creche | Turma 2
Duração
12.5 horas
Início
03/11/2025
Fim
12/11/2025
Local de Formação
Online - MS Teams

-
Observações

Condições para inscrição:

Valor*:                         a partir de 595,20€ (consultar mais info)

Valor avulso:               850,00€

 

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação revela para a progressão em carreira de Professores do Grupo 100.

 

Pagamento por Tranferência Bancária

Para o IBAN:
PT 50 0018 0003 26382176020 24
F3M Information Systems, S.A.

Enviar o comprovativo de pagamento para gestaoformacao@f3m.pt

 

Nota

  • O método de pagamento "Débito em Plano de Assistência F3M" não está disponível para este curso.
  • Limitado a um mínimo de 10 participantes e a um máximo de 20.
  • Desistências devem ser comunicadas com 5 dias de antecedência.       
  • O valor da inscrição inclui material de apoio e certificado.


Para participar neste curso, é obrigatório que tenha um equipamento com câmara e microfone.

* O plano CERTIFICA dá acesso a todas as formações promovidas diretamente pela F3M , durante 12 meses, sem qualquer custo adicional.

** Oferta de um vale de 500€ por instituição, para aquisição da aplicação eSocial Infância ou formação à medida. Vale de utilização única.

Datas de Realização

Dias 3, 5, 7, 10, e 12 de novembro de 2025 - Online 
Das 10h00m às 12h30 - Total 12h30m
Local: Plataforma de Formação

Destinatário

Coordenadores pedagógicos em funções ou com interesse na função.

Diretores Técnicos.

Objetivos

Elementos de uma liderança eficaz em creche
• Papéis, funções e competências do/a coordenador/a pedagógico/a
• Diferentes tipos de liderança
• Facilitadores e os obstáculos a uma coordenação/liderança eficaz.

Promoção da qualidade
• Papel da coordenação pedagógica na promoção de práticas de qualidade em creche, com especial enfoque na qualidade processual e o seu contributo para a concretização das finalidades educativas.

Planeamento e colaboração
• Papel da coordenação pedagógica na adoção de metodologias reflexivas, de consultoria e/ou mentoria pedagógica e de trabalho em equipa, em particular, a observação das práticas, elaboração colaborativa de objetivos de mudança, partilha de práticas baseadas em evidências, entre outras, com vista ao desenvolvimento profissional das equipas.
• Estratégias para o estabelecimento e manutenção de relações interpessoais positivas, para o bem-estar das(os) profissionais e para a gestão do trabalho em equipa.

Articulação com a família e a comunidade
• Papel da coordenação pedagógica enquanto elemento-chave no trabalho colaborativo com as famílias e na promoção do seu envolvimento
• Papel da Coordenação Pedagógica na colaboração, comunicação e articulação com os serviços da comunidade.

Que coordenação para o futuro?
• Estabelecimento de planos de ação individuais e coletivos, a partir das temáticas trabalhadas no curso.

Objetivos Específicos

Elementos de uma liderança eficaz em creche
• Papéis, funções e competências do/a coordenador/a pedagógico/a
• Diferentes tipos de liderança
• Facilitadores e os obstáculos a uma coordenação/liderança eficaz.

Promoção da qualidade
• Papel da coordenação pedagógica na promoção de práticas de qualidade em creche, com especial enfoque na qualidade processual e o seu contributo para a concretização das finalidades educativas.

Planeamento e colaboração
• Papel da coordenação pedagógica na adoção de metodologias reflexivas, de consultoria e/ou mentoria pedagógica e de trabalho em equipa, em particular, a observação das práticas, elaboração colaborativa de objetivos de mudança, partilha de práticas baseadas em evidências, entre outras, com vista ao desenvolvimento profissional das equipas.
• Estratégias para o estabelecimento e manutenção de relações interpessoais positivas, para o bem-estar das(os) profissionais e para a gestão do trabalho em equipa.

Articulação com a família e a comunidade
• Papel da coordenação pedagógica enquanto elemento-chave no trabalho colaborativo com as famílias e na promoção do seu envolvimento
• Papel da Coordenação Pedagógica na colaboração, comunicação e articulação com os serviços da comunidade.

Que coordenação para o futuro?
• Estabelecimento de planos de ação individuais e coletivos, a partir das temáticas trabalhadas no curso.

Conteúdos Programáticos

  • Principais papéis, funções e competências do/a coordenador/a pedagógico/a
  • Diferentes tipos de liderança
  • Importância das interações
  • Facilitadores e obstáculos na coordenação/liderança eficaz
  • A importância da qualidade, como um contexto desafiante – As práticas de qualidade em creche, considerando-se o seu contributo para a concretização das finalidades educativas.
  • A partir de uma abordagem centrada na relação e nos pontos fortes da equipa, destaca-se o papel da coordenação pedagógica na adoção de metodologias reflexivas, de consultoria e/ou mentoria pedagógica e de trabalho em equipa, em particular, a observação das práticas, elaboração colaborativa de objetivos de mudança, partilha de práticas.
  • Analisar e sistematizar a ação da CP no trabalho com as famílias, bem como na articulação com a comunidade envolvente.
  • Revisão, integração e aplicação dos conteúdos abordados nas sessões anteriores
  • Formador(es)

    Ana Raquel Morais Corval

    Andreia Manuela Ferreira de Carvalho

    Margarida Fialho

    Silvana Peixoto Martins