Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Informação sobre o curso Curso de Coordenação Pedagógica em Creche

Edições do curso

Data de Início
28/05/2025

Data de Início
03/11/2025
Observações

Condições para inscrição:

Valor*:                         a partir de 595,20€ (consultar mais info)

Valor avulso:               850,00€

 

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação revela para a progressão em carreira de Professores do Grupo 100.

 

Pagamento por Tranferência Bancária

Para o IBAN:
PT 50 0018 0003 26382176020 24
F3M Information Systems, S.A.

Enviar o comprovativo de pagamento para gestaoformacao@f3m.pt

 

Nota

  • O método de pagamento "Débito em Plano de Assistência F3M" não está disponível para este curso.
  • Limitado a um mínimo de 10 participantes e a um máximo de 20.
  • Desistências devem ser comunicadas com 5 dias de antecedência.       
  • O valor da inscrição inclui material de apoio e certificado.


Para participar neste curso, é obrigatório que tenha um equipamento com câmara e microfone.

* O plano CERTIFICA dá acesso a todas as formações promovidas diretamente pela F3M , durante 12 meses, sem qualquer custo adicional.

** Oferta de um vale de 500€ por instituição, para aquisição da aplicação eSocial Infância ou formação à medida. Vale de utilização única.

Objectivos

  • Identificar os papeis, competências, funções e objetivos e da Coordenação Pedagógica em creche, considerando oportunidades, dificuldades, e desafios da função
  • Reforçar o papel das interações entre os adultos como facilitador ou bloqueador do trabalho desenvolvido pela equipa
  • Reconhecer o papel da coordenação pedagógica na liderança da equipa e na promoção de práticas pedagógicas de elevada qualidade em creche
  • Analisar e sistematizar a ação da CP na gestão dos recursos humanos, na mobilização do trabalho de equipa e na implementação de atividades de desenvolvimento profissional
  • Analisar e sistematizar a ação da CP na promoção do envolvimento e participação das famílias, bem como na articulação com os serviços e respostas da comunidade às suas necessidades
  • Promover a integração dos principais conhecimentos adquiridos com vista à sua aplicação à prática da coordenação pedagógica
  • Identificação de prioridades de mudança e definição de um plano de ação, passível de ser operacionalizado, que responda à necessidade identificada

Conteúdos Programáticos

  • Principais papéis, funções e competências do/a coordenador/a pedagógico/a
  • Diferentes tipos de liderança
  • Importância das interações
  • Facilitadores e obstáculos na coordenação/liderança eficaz
  • A importância da qualidade, como um contexto desafiante – As práticas de qualidade em creche, considerando-se o seu contributo para a concretização das finalidades educativas.
  • A partir de uma abordagem centrada na relação e nos pontos fortes da equipa, destaca-se o papel da coordenação pedagógica na adoção de metodologias reflexivas, de consultoria e/ou mentoria pedagógica e de trabalho em equipa, em particular, a observação das práticas, elaboração colaborativa de objetivos de mudança, partilha de práticas.
  • Analisar e sistematizar a ação da CP no trabalho com as famílias, bem como na articulação com a comunidade envolvente.
  • Revisão, integração e aplicação dos conteúdos abordados nas sessões anteriores

Apresentação

Este curso visa proporcionar conhecimento e fomentar a reflexão sobre os papéis, funções e competências da coordenação pedagógica, abordando os principais facilitadores e obstáculos ao seu exercício. A formação tem como foco central a promoção de ambientes de elevada qualidade em creche e a concretização das finalidades educativas.