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Informação sobre o curso Curso para Educadores de Infância | Práticas de Elevada Qualidade em Creche

Edições do curso

Data de Início
10/03/2025

Data de Início
05/05/2025

Data de Início
30/09/2025
Observações

Condições para inscrição:

Valor*:                         a partir de 595,20€ (consultar mais info)

 

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação revela para a progressão em carreira de Professores do Grupo 100.

 

Pagamento por Tranferência Bancária

Para o IBAN:
PT 50 0018 0003 26382176020 24
F3M Information Systems, S.A.

Enviar o comprovativo de pagamento para gestaoformacao@f3m.pt

 

Nota

  • O método de pagamento "Débito em Plano de Assistência F3M" não está disponível para este curso.
  • Limitado a um mínimo de 10 participantes e a um máximo de 20.
  • Desistências devem ser comunicadas com 5 dias de antecedência.       
  • O valor da inscrição inclui material de apoio e certificado.


Para participar neste curso, é obrigatório que tenha um equipamento com câmara e microfone.

* O plano CERTIFICA dá acesso a todas as formações promovidas diretamente pela F3M , durante 12 meses, sem qualquer custo adicional.

** Oferta de um vale de 500€ por instituição, para aquisição da aplicação eSocial Infância ou formação certificada. Vale de utilização única.

Objectivos

• Desenvolvimento cerebral nos primeiros anos de vida
• Plasticidade cerebral
• Influência da qualidade dos ambientes e das interações
• Conceitos de sensibilidade e responsividade
• Regulação emocional dos adultos e das crianças
• O adulto como base segura e porto seguro para as crianças
• Efeitos positivos da sensibilidade do adulto no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças
• A centralidade da sensibilidade do adulto na fase de transição da família para a creche
• O brincar como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.
• O papel do adulto na facilitação da exploração e do brincar.
• Envolvimento e participação das famílias na creche
• Background e necessidades das famílias
• Práticas pedagógicas facilitadoras do envolvimento da família

Objectivos Específicos

Desenvolvimento normativo dos 0 aos 3 anos
• Substrato neurobiológico do desenvolvimento e o papel da qualidade das experiências
• Principais domínios e marcos desenvolvimentais e de que forma este conhecimento pode informar tomadas 2 de decisão a nível pedagógico

Fatores de risco e proteção e sinais de alerta
• Influência de fatores genéticos e contextuais no desenvolvimento saudável e na qualidade das relações
• Sinais de alerta no desenvolvimento e procedimentos de referenciação e articulação com os vários serviços da comunidade, reforçando fatores de proteção

Práticas baseadas na relação
• Práticas baseadas na relação como base para o enriquecimento das oportunidades de aprendizagem, em todas as dimensões do seu trabalho com crianças, famílias e comunidade
• A importância das rotinas de transição e de cuidados e dos diferentes momentos do dia-a-dia da creche, como oportunidades de interação ricas, estimulantes e promotoras do desenvolvimento.

Práticas centradas na família
• Envolvimento e participação das famílias de forma regular no dia-a-dia da creche na promoção do desenvolvimento da criança

Bem-estar dos profissionais
• Promoção de ambientes de trabalho saudáveis e a importância do suporte social no local de trabalho
• Estratégias de gestão do stress e de promoção de saúde mental junto dos profissionais

Responsividade cultural
• Fatores culturais e linguísticos com efeitos relevantes ao nível do desenvolvimento das crianças e do funcionamento das famílias.
• Estratégias e práticas culturalmente responsivas que facilitem a inclusão plena de todas as crianças

Avaliação, observação e acompanhamento
• Finalidades dos processos de avaliação, observação e acompanhamento das crianças em creche
• Abordagens e instrumentos que permitem documentar as aquisições desenvolvimentais e promover o desenvolvimento integral de cada criança

Conteúdos Programáticos

  • Desenvolvimento cerebral nos primeiros anos de vida
  • Plasticidade cerebral
  • Influência da qualidade dos ambientes e das interações
  • Domínios e marcos de desenvolvimento dos 0 aos 3 anos
  • O papel do adulto na promoção do desenvolvimento e estimulação de competências
  • Fatores de risco e proteção no desenvolvimento da criança
  • Múltiplas influências no desenvolvimento da criança
  • Sinais de alerta no desenvolvimento infantil dos 0 aos 3 anos
  • Processos de referenciação e encaminhamento
  • Práticas pedagógicas promotoras de inclusão
  • Conceitos de sensibilidade e responsividade
  • Regulação emocional dos adultos e das crianças
  • O adulto como base segura e porto seguro para as crianças
  • Efeitos positivos da sensibilidade do adulto no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças
  • A centralidade da sensibilidade do adulto na fase de transição da família para a creche
  • Qualidade das práticas nos momentos de cuidadosO conceito de Educuidar e finalidades educativas dos momentos de cuidado
  • O impacto da interação sensível e responsiva nas rotinas em creche
  • Rotinas e cuidados como momentos de envolvimento, segurança, estimulação e oportunidade de aprendizagem
  • O brincar como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças
  • O papel do adulto na facilitação da exploração e do brincar
  • Envolvimento e participação das famílias na creche
  • Background e necessidades das famílias
  • Práticas pedagógicas facilitadoras do envolvimento da família
  • Promoção de ambientes de trabalho saudáveis
  • Suporte social e profissional
  • Gestão do stress e promoção de saúde mental
  • Populações migrantes
  • Diversidade cultural e linguística
  • Influências culturais no desenvolvimento da criança
  • Práticas pedagógicas cultural e linguisticamente sensíveis
  • Processos, abordagens e instrumentos de suporte à avaliação, observação e acompanhamento das crianças, dos processos e dos contextos de aprendizagem
  • Avaliação autêntica
  • Recolha de dados com base em múltiplos contextos, diferentes informadores e incluindo diferentes domínios
  • Identificação atempada de sinais de alerta no desenvolvimento

Apresentação

Este curso é voltado para profissionais de creche e educação infantil, com o objetivo de promover conhecimentos e competências essenciais para garantir uma resposta de qualidade às crianças e às suas famílias. Os conteúdos abordam desde o desenvolvimento neurobiológico e a importância das experiências nos primeiros anos de vida, até práticas pedagógicas inclusivas e culturalmente responsivas.